Afinal, quais são as tendências para a indústria em 2020 e nos próximos anos? Para onde vai o mercado em geral?
O caminho continuará a passar pelo conceito de indústria 4.0, em que as inovações tecnológicas são aplicadas aos processos industriais, aumentando a eficiência e a produtividade. Os impactos da tecnologia são tão consideráveis que o momento atual tem sido chamado de quarta revolução industrial.
Internet das Coisas, Internet de Serviços, automatização de processos, máquinas inteligentes, aliadas às inúmeras inovações que despontam a cada dia, fazem parte dessa grande revolução alimentada pela tecnologia.
Vamos ver as tendências para algumas áreas da indústria. Continue conosco!
Mineração
Nesta área, o emprego de veículos autônomos, que dispensam o operador humano, já é uma realidade.
Equipamentos em geral estão cada vez mais modernos e inteligentes, visando não só o aumento da produtividade, mas também a sustentabilidade.
O uso de novas tecnologias e maquinários reduz a geração de rejeitos e colabora para a segurança na área.
No setor administrativo, a automação de processos, o uso de dados e de ferramentas de gestão também continuam a se expandir e a se modernizar.
Construção civil
O emprego da tecnologia BIM (do inglês Building Information Modeling) permite que se obtenham modelos precisos antes da edificação. Um modelo em 3D mostra a integração dos vários projetos de uma construção (elétrico, hidráulico etc), aponta falhas, evita retrabalho e simplifica os processos.
Outros recursos tecnológicos inovadores incluem os drones, as impressoras 3D, os simuladores virtuais, a instalação de sensores em equipamentos e nos uniformes dos colaboradores e muito mais.
Agricultura
Na produção rural, a mecanização é cada vez mais sofisticada e moderna. Além das máquinas inteligentes, o campo se beneficia da biotecnologia para produzir plantas resistentes às pragas, reduzindo o uso de defensivos agrícolas.
A tecnologia também permite o mapeamento de áreas deficientes em nutrientes, possibilitando a otimização no uso de fertilizantes, além de direcionar sistemas de irrigação etc.
Softwares avançados e equipamentos modernos para meteorologia, drones, GPS, sensores acoplados ao maquinário, tudo isso já é parte da realidade do produtor rural.
O mercado consumidor
Dentro desse cenário, quais são as tendências do mercado consumidor para a indústria em 2020? Podemos citar alguns destaques nesse imenso universo.
- Busca por produtos saudáveis, produzidos de modo sustentável;
- Tecnologia aliada a serviços, como SaaS (do inglês Software as a Service), em que o consumidor paga e usa o software online, por determinado período, como em um serviço por assinatura;
- Maior interação entre empresa e cliente no ambiente virtual, por meio das redes sociais, canais de suporte no pós-venda, conteúdos disponibilizados na web, etc;
- Economia colaborativa, com aplicativos de compartilhamento de veículos, aluguel de quartos, financiamentos coletivos e outros;
- Preferência por produtos e atendimentos personalizados;
- Internet das Coisas, ou IoT (do inglês Internet of Things) nos aparelhos inteligentes, como celulares, TVs, relógios, carros e outras coisas que funcionam por conexões remotas;
- Automação e uso de inteligência artificial em serviços e processos;
- Compras pela internet reduzindo a presença de lojas físicas;
- Consumidores da terceira idade, que aprendem a usar a tecnologia;
- Maior respeito à diversidade e preocupação com a sustentabilidade, etc.
O mercado de trabalho
As tendências para a indústria, logicamente, impactam o mercado de trabalho, que passa a exigir diferentes qualificações para atender novas demandas. A automação nas fábricas, por exemplo, diminui a necessidade de pessoal nas linhas de montagem.
O profissional mais valorizado, agora, deve ter formação multidisciplinar e ser ágil para absorver informações rapidamente, para se adaptar a uma nova realidade.
Falamos, resumidamente, sobre um assunto bem amplo: as tendências para a indústria em 2020. Contamos com sua participação e com seus comentários para enriquecer o artigo. Esteja à vontade para comentar!