Engenharia Elétrica: conheça as áreas que estão em alta

Compartilhe esse post

Em tempos de crise há uma palavra que não pode fazer parte do vocabulário de nenhum profissional: acomodação! É preciso buscar novas formações e estar preparado para atuar nas diversas áreas que vêm surgindo, bastante impulsionadas pela tecnologia, inovação e “ondas” dos contextos econômicos atuais.

Se a conjuntura do país é a de buscar formas de solucionar a crise, na carreira de trabalho esse também é o mote. Será que é necessário pivotar? É preciso desenvolver novas habilidades? Quais as áreas mais aquecidas dentro da engenharia elétrica? Continue a leitura para saber como anda o atual cenário deste setor:

 

Oportunidades na Engenharia de Projetos

Esta é uma área com demanda crescente, que também exige um perfil profissional multidisciplinar, que consiga dialogar com os diversos setores da empresa. Cabe ao Engenheiro de Projetos todas as etapas do projeto, desde sua concepção até sua implementação. 

Como o momento aponta para aquecimento de mercado e de investimentos, as empresas estão voltando a investir em grandes projetos. Aqui podem atuar diversos profissionais, inclusive da engenharia elétrica,  que tenham conhecimentos em gestão de projetos. 

 

O que a Engenharia de Aplicação pode oferecer

O suporte que o Engenheiro de Aplicação oferece se dá na parte técnica do processo de vendas. Ele é o especialista que pode oferecer apoio referente ao serviço ou produto, desde a negociação, precificação, definição e apresentação da proposta.

Abrange diversas formações dentro da engenharia. As empresas estão buscando profissionais para atuar nessa área devido à retomada do crescimento na indústria, para prospecção de novos clientes e projetos.

 

Novos cenários na Engenharia Elétrica

A produção de energia é pauta constante para todos os setores da indústria, para a vida cotidiana na sociedade, chegando até a ser objeto de políticas públicas. Por isso é que os profissionais dessa área sempre têm demanda e oportunidades de trabalho.

A procura se deve principalmente: 

  • às novas formas de produção de energia sustentável;
  • pelas necessidades do setor de automação de sistemas para indústrias;
  • à demanda de projetos de circuitos integrados para sistemas de computação (hardware ou software);
  • pela projeção e construção de equipamentos biomédicos;
  • em virtude das demandas da telecomunicação, dentre diversas outras áreas.

 

Demanda constante na Engenharia de Manutenção  

Esta é uma área que acabou se aquecendo justamente por causa da crise. Como a aquisição de novas máquinas e as linhas de produção apresentaram queda, a solução foi buscar profissionais para cuidar de toda a manutenção preventiva e corretiva.

Também são responsáveis por acompanhar as KPI’s e gestão, junto ao time de produção. Para atuar nesta função, são buscados profissionais principalmente da engenharia elétrica, mecânica, automação e mecatrônica.

 

Habilidades e Capacitações desejadas na Engenharia Elétrica

Se há novas oportunidades em segmentos diversos, significa que serão desejadas habilidades aderentes à essas demandas, certo?

A formação em engenharia tem alto grau de exigência: isso por si só já dá fôlego para que os engenheiros atuem de forma múltipla. Os profissionais acabam por desenvolver alta capacidade analítica e talento para solucionar problemas.

Contudo, por mais que a base técnica não mude, a forma de trabalhar sim. Por isso, aprender sobre Gestão de Projetos, empreendedorismo e inovação são algumas das novas premissas.

É  também desejável que os profissionais de engenharia elétrica apresentem soft skills como competências sócio emocionais, capacidade de argumentação e comunicação articulada (para negociações e apresentação em público, por exemplo).

 

Felizmente, se a escassez se apresenta de um lado, novas oportunidades aparecem por outros! É preciso estar sempre de olho nas mudanças de cenário profissional e de mercado. 

No que se refere à carreira, é importante garantir que sua formação e habilidades te deixem preparado para poder agarrar boas oportunidades, seja dentro da engenharia elétrica ou em segmentos que precisem destes conhecimentos!

 

E você, se sente pronto para assumir novos desafios? Conte pra gente nos comentários!

Mais para explorar