8 formas de economizar energia nas empresas

economizar energia nas empresas

Compartilhe esse post

Reduzir os índices de consumo de energia de empresa, porém sem prejudicar as atividades rotineiras de um ambiente corporativo, para muitos, é um grande desafio. Com o aumento das tarifas de energia nos últimos anos, muitas empresas começaram a estudar medidas eficazes para economizar energia elétrica e, consequentemente, diminuir o impacto desse custos no orçamento no final do mês.

Porém, a preocupação em economizar energia nas empresas também possui um viés sustentável. Isso porque grande parte das medidas adotadas utilizam fontes renováveis para produzir eletricidade que, além de não poluir o meio ambiente, facilita no processo de autonomia energética nas empresas no futuro.

Se você é empresário e está querendo reduzir os custos com eletricidade, continue a leitura e aprenda agora 8 medidas simples e eficazes de como economizar energia nas empresas!

Veja agora o que as empresas podem fazer para reduzir o consumo de energia!

Desligue todas as luzes do ambiente em desuso

A forma mais prática de se evitar o desperdício de energia elétrica é desligar todas as luzes do ambiente que não estão sendo utilizados no momento, bem como desconectá-los da tomada aparelhos após o expediente. 60% do consumo total de energia corresponde a iluminação de uma sala, por isso, essa medida aparentemente simples, pode fazer bastante diferença no valor da fatura no final do mês.

Explore a luz natural nos ambientes

Os espaços de trabalho podem ser facilmente adaptados para receber a luz natural, servindo como principal fonte de iluminação durante grande parte do dia. Para isso, invista em janelas amplas com revestimento de vidro para ou telhados com estrutura translúcidas para captar os raios solares, e retire qualquer parede ou divisória que impeça a entrada de luz. Dessa forma, o número de lâmpadas ligadas ao mesmo tempo para iluminar o local é reduzido.

 

Invista em energia solar como matriz energética

A maior fonte de energia disponível no planeta é renovável e em abundância: a luz solar é vem sendo cada vez mais utilizada como principal fonte energética nas empresas que buscam aliar a economia de energia com noções de sustentabilidade, onde a energia é solar é captada por meio de painéis fotovoltaicos. Por isso, vale a pena pesquisar mais a fundo sobre como funciona a energia solar e em como adaptá-la no sistema de iluminação e aquecimento dos ambientes da empresa.

Faça a manutenção preventiva dos equipamentos

Máquinas e demais equipamentos que precisam de energia elétrica para funcionar, naturalmente, demandam de maior consumo de eletricidade ao longo do tempo, principalmente se já estiverem muito antigos e apresentam mau desempenho.

Nestes casos, é recomendável que as máquinas antigas sejam substituídas imediatamente por novas, além de fazer a manutenção regular para prevenir qualquer transtorno, como superaquecimento dos equipamentos ou paralisação desnecessária que possa atrapalhar a rotina de trabalho.

Prefira as lâmpadas de LED

A tecnologia das lâmpadas de LED foram projetadas para fornecer iluminação eficiente com menor consumo de energia. Além disso, as lâmpadas de LED são mais potentes e possuem maior durabilidade comparado com as incandescentes ou fluorescentes, e são ideais para ambientes fechados ou com pouca entrada de luz natural.

Torne o ambiente de trabalho agradável

Além de investir em um sistema de iluminação inteligente, outras medidas simples podem ajudar a economizar energia elétrica pelas empresas: pintar as paredes de branco e investir em móveis de tons claros servem para potencializar a entrada de luz natural no local.

Revise o sistema de ventilação natural e isolamento térmico

A ventilação natural e isolamento térmico, quando bem explorados, também contribuem significamente para a economia de energia. Para elaborar um sistema de ventilação eficiente, caso o prédio esteja localizado em regiões arborizadas, sempre que possível deixe as janelas abertas para entrada de ar e luz natural, ou utilize cortinas do tipo persianas.

Já o isolamento térmico impede que o calor externo comprometa a temperatura ambiente. Isso pode ser evitado com o reforço duplo na parte interna das paredes ou janelas para que haja uma camada de ar entre os espaços, que ajuda a reduzir a troca de calor.

Reforçe com os colaboradores sobre a importância de economizar energia

Todas essas dicas só irão funcionar efetivamente se houver total interesse e colaboração dos funcionários da empresa. Por isso, busque incentivar no dia a dia de trabalho a mudança de hábitos, e promova ações regulares que conscientizem os colaboradores sobre o consumo consciente de energia elétrica.

Adquira um gerador de energia

É importante que as empresas mantenham sua própria fonte emergencial de energia para evitar prejuízos na produção durante queda repentina de energia, e garantir o sistema de iluminação e funcionamento das máquinas em modo constante.

Os grupos geradores são equipamentos que servem como matriz energética nos casos de ambientes onde ocorreu apagão, ou ainda como complemento na transmissão de energia da rede local, além de ajudar a controlar os índices de consumo em horários de pico (18h às 21h).

Sendo assim, podemos concluir que economizar energia nas empresas não é tarefas das mais difíceis. Basta estabelecer uma comunicação adequada com os demais funcionários para promover tais iniciativas, sempre reforçando o objetivo da ação.

Como falamos mais acima, uma das medidas eficazes para economizar energia nas empresas é investindo em um grupo gerador de energia. Mas, antes de comprar o modelo de sua preferência, existem alguns pontos que devem ser observados: quantos equipamentos vão utilizar o gerador, por qual período de tempo e tipo de carga são alguns exemplos.

Essa etapa é chamada de dimensionamento de geradores, fundamental para garantir que o gerador escolhido irá funcionar com eficiência. Ficou interessado em saber mais sobre o tema? Então clique aqui e aprenda agora tudo o que você precisa fazer para elaborar um dimensionamento de gerador de energia de forma correta!

Mais para explorar