O setor energético se prepara gradativamente para o futuro na geração e transmissão de energia. O investimento em tecnologia e pesquisas de fontes alternativas devem ser acompanhados atentamente pelos profissionais de engenharia elétrica, principalmente para analisar como essas mudanças podem impactar na profissão.
Essa evolução na indústria energética acompanha as mudanças na política de geração de energia intitulada de Ecossistema Energético, onde o setor de energia e tecnologia estarão unidos em prol da descarbonização e redução na emissão de gases nos próximos anos.
Neste post, vamos mostrar 4 tendências do mercado que o engenheiro eletricista deve saber para se preparar para o futuro do setor energético e quais habilidades ele deve desenvolver para se destacar na profissão.
Investimento em fontes de energia alternativas
A discussão sobre produção de energia limpa e com menor emissão de gases nocivos ao meio ambiente deve alongar-se nos próximos anos. Com a crescente instabilidade das hidrelétricas, as grandes companhias de energia precisam investir em modelos alternativos na transmissão de energia, garantindo seu fornecimento contínuo e reduzindo desperdícios.
O sol, gás natural e biomassa figuram hoje como opções eficientes e estáveis na geração de energia, além do investimento na construção destas usinas ser mais barato quando comparado com a hidrelétricas.
Descentralização no consumo de energia
O consumidor e empresas poderão ter sua própria fonte de energia através do monitor bidirecional, utilizado no registro da captação de raios solares e que serão inseridos na rede elétrica. Essa alternativa será possível graças ao barateamento dos componentes destas tecnologias, como as formas de armazenamento de energia.
Além disso, a produção de energia em espaço próprio mantém o fornecimento ileso durante queda abrupta na rede elétrica externa. Essa descentralização vai permitir maior controle sobre o consumo, além de ampliar o fornecimento de energia em comunidades mais afastadas a baixo custo.
Digitalização do mercado
Outra forte tendência que o profissional de energia elétrica deve estar atento é o investimento em alta tecnologia na transmissão de energia elétrica.
Muitas companhias vão investir em ferramentas que visam possibilitar o controle na produção de energia e emissão de gases, além de otimizar a visualização de informações importantes sobre o desenvolvimento e evolução de projetos energéticos.
Por meio destes softwares e aplicativos específicos, solucionar possíveis falhas e dificuldades juntamente com os clientes será mais fácil e interativo.
Geração de empregos
Com tanto investimento na geração e transmissão de energia nos próximos anos, o futuro do mercado energético vai demandar de mão de obra qualificada. Por isso, os profissionais de engenharia elétrica devem estar atentos aos novos desafios deste mercado, e adquirir novas habilidades para firmar-se um profissional versátil e competente.
O mercado de engenharia elétrica deve se manter aquecido nos próximos anos. Veja abaixo quais são as competências que o profissional de engenharia elétrica precisa ter para se destacar:
- habilidade para atuar com novas tecnologias;
- desenvolver boa comunicação;
- dedicar tempo a estudos de novas técnicas e ferramentas específicas e complementares para o mercado de engenharia elétrica;
- senso de inovação e empreendedorismo;
- conhecer um novo idioma;
Como vimos, o futuro da engenharia elétrica é bastante animador e, para os profissionais da área, é preciso aprimorar seus conhecimentos para conquistar seu espaço no mercado, além de estar atento ao tipo de profissional que as grandes empresas buscam atualmente.
Umas das carreiras que acompanham essa expansão é o consultor em engenharia elétrica. Quer saber sobre essa profissão? Então clique aqui e conheça mais sobre o que faz um consultor em engenharia elétrica.