Motores Cummins: quais os principais benefícios?

Compartilhe esse post

O motor é uma das peças mais importantes de qualquer tipo de máquina. Por isso, ao adquirir esse componente para a sua empresa, vale a pena investir em equipamentos de qualidade, que oferecem diversos benefícios e são referência no mercado como os motores Cummins

A Cummins foi criada em 1919, por W.G Irwin e por Clessie Cummins, no estado da Indiana (EUA), com o principal objetivo de produzir motores a diesel, mais econômicos e com mais durabilidade, para caminhões e ônibus. 

Hoje, a Cummins é líder global na área de tecnologia e marca presença em mais de 190 países. Ela fabrica motores a diesel, gás e combustíveis que atendem diversos segmentos da economia como automotivo, mineração, construção civil e energia. 

Neste artigo, você vai descobrir a rica história dessa marca e os benefícios que seus motores trazem tanto para o seu negócio quanto para a sociedade.

Quando surgiu a Cummins Brasil?

A Cummins Engine Company foi instalada oficialmente no Brasil, na cidade de Guarulhos (SP), em 1971. Atualmente, ela apresenta duas fábricas nessa região que atuam na produção  de motores, filtros, geradores, turbos e diversas soluções.

Além disso, a Cummins oferece uma rede de distribuição credenciada que conta com mais de 100 pontos de atendimento no Brasil e a DCML Solutions é a responsável por atender os estados de Minas Gerais, Pará, Amapá e Maranhão.

Além disso, a marca Cummins conquistou o prêmio Top of Mind do Transporte 2020, na categoria Motor. Essa premiação foi baseada na apuração realizada durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2020 por meio de uma pesquisa quantitativa de opinião com caminhoneiros, transportadoras e profissionais do segmento de transporte de cargas no Brasil.

Evolução dos motores Cummins

A criação do motor a combustão inspirou a evolução desse tipo de equipamento e contribuiu para seu aperfeiçoamento.

O engenheiro, físico e inventor alemão Nikolaus August Otto é considerado o criador do motor a combustão que surgiu em 1866 e revolucionou a indústria. 

Dessa forma, esse tipo de motor trabalha a partir do funcionamento conhecido como Ciclo Otto em que ocorrem transformações termodinâmicas identificadas ainda hoje nos veículos. 
Principais etapas do Ciclo Otto:

  • Admissão: a câmara de combustão sofre uma expansão e permite a entrada de combustível e ar;
  • Compressão: nesta etapa, a câmara é comprimida;
  • Explosão: ocorre a liberação da faísca que provoca a ignição e ocasiona novamente a expansão da câmara de combustão;
  • Escape: os gases que se formam com a combustão são liberados e abrem-se as válvulas para entrada de ar e combustível fazendo com que o processo seja iniciado novamente.

Ao longo do tempo, o motor a combustão sofreu modificações e algumas dessas mudanças podem ser identificadas com o surgimento do motor a diesel.

Criado pelo engenheiro Rudolf Diesel, em 1893, o motor a diesel apresenta o funcionamento parecido com o Ciclo Otto, o diferencial fica evidente no método de ignição. Nesse tipo de motor, o ar atmosférico não é misturado com o combustível. Ele sofre uma compressão em uma temperatura alta o suficiente para realizar a queima do óleo diesel.

Posteriormente, o combustível é inserido no combustor e sofre a queima de forma espontânea. Assim, o processo é iniciado pela compressão do ar atmosférico.

Com a chegada da Cummins no Brasil, em 1971, os motores passaram por diversas alterações para contribuírem com o mercado e a sociedade.

Confira as características e vantagens dos motores Cummins Brasil

Motores Cummins da Série NT

São considerados os primeiros motores produzidos no Brasil pela Cummins. Apresentam um modelo de motor comercial e um sistema com várias funcionalidades e versatilidades para caminhões e outros veículos. 

Motores Cummins da Série B

Esse modelo é usado nos segmentos de construção civil, automotivo, de máquinas agrícolas e geradores de energia. Ele oferece alto desempenho tanto no campo quanto na cidade e conta com excelente produtividade.

Outra característica desse motor é o baixo nível de ruído sendo capaz de reduzir a vibração e proporcionar um melhor conforto para as pessoas.

Além da durabilidade, as dimensões dele são reduzidas e conta com facilidade nas partidas a frio. Ele atende às regras de emissões Tier II/ Stage II e Tier III.

Motores Euromec 

O modelo Euromec III é considerado o primeiro motor mecânico a obedecer as regras de emissões da fase 5 do Conama. Ele é um grande exemplo da preocupação que a marca tem com o meio ambiente e como ela atua de forma a contribuir com a melhoria dos problemas da sociedade.

Ele apresenta potência de 120 HP, oferece um ótimo custo-benefício, principalmente, relacionado a emissão de gases que provocam a poluição. 

Vale destacar que ele tem 12 novos componentes que ajudam na redução do número de gases e seu custo é 30% menor que os motores eletrônicos de outras marcas.

Assim, ele é recomendado para ser usado em micro-ônibus que circulam em áreas urbanas e caminhões leves que apresentam até 3,5 toneladas de capacidade.

Motores Euromec C

Esse tipo de motor surgiu do sucesso da conhecida linha de motores da Série C e pode ser considerado o segundo motor da família Cummins Euromec. Ele foi criado para veículos que percorrem trajetos rodoviários e urbanos.

Do mesmo modo que a linha Euromec III, o Euromec C atende às regras e legislação que envolve poluentes sem deixar que isso influencie o valor do investimento ao adquirir o produto.

Além disso, esse motor tem alta confiabilidade e durabilidade, pontos importantes que contribuem na economia das manutenções.

Motores QSB

Os motores Cummins QSB tiveram a sua criação baseadas no sucesso da linha de motores da Série B.

Além de ser equipado com a tecnologia triple power, ele oferece três curvas de potência que permite ao motor de alta potência o consumo reduzido de combustível. Nesse sentido, o intercooler e turbos contam com um alto desempenho e controles eletrônicos sofisticados.

Esse tipo de motor também se adequa às normas de emissões Tier III e podem ser usados em máquinas das áreas de construção civil, agrícolas e mineração.

Motores QSK 19

O motor da Cummins QSK 19 é um grande exemplo da tecnologia oferecida pela marca. Ele é capaz de diagnosticar falhas a partir dele mesmo e prevenir sobre futuros problemas ao usuário.

Ele apresenta sistema de engrenagem silencioso, que o permite resistir a altas cargas de pressão de forma fácil.

Vale ressaltar que o motor possui um sistema de injeção de alta pressão que auxilia na operação, proporciona economia de combustível e segue as regras de emissões de Tier II.

O meio ambiente e a Cummins

Ao longo dos anos, a Cummins se preocupou em investir em motores que ajudam a reduzir a emissão de poluentes para o meio ambiente e propõe também ações de melhoria para a sociedade. 

Assim, ela se destacou durante a COP 26,  que aconteceu em 2021, ao ser anunciada como uma das 45 empresas receptoras inaugurais do Selo Terra Carta. Esse reconhecimento ajuda a identificar as empresas que apresentam um comprometimento com a descarbonização e a sustentabilidade ambiental. 

Acima de tudo, a Cummins tem como aspiração ser carbono neutra em 2050 e está trabalhando para diminuir o impacto do carbono em suas plataformas de gás natural e diesel

Portanto, investir nos motores Cummins traz diversos benefícios para os seus negócios e também para a sociedade. 

Por isso, escolha o motor ideal para atender a sua empresa e entre em contato com nossos especialistas. Temos profissionais capacitados e que estão constantemente em busca de conhecimento para ajudar a encontrar um equipamento mais eficiente para a sua empresa e seguro para o meio ambiente.

Quer receber mais dicas e orientações sobre esse equipamento? Nossa equipe está disponível para ajudar você pelo nosso canal de atendimento.

Mais para explorar

energia

Dicas para manutenção de geradores Cummins

A manutenção de geradores é uma atividade fundamental para toda empresa, pois é uma forma de cuidar de equipamentos muito importantes para o funcionamento das operações internas e a produtividade da organização. Mas, sua empresa realiza a manutenção de forma correta?