Após longo período em atividade, os geradores de energia a diesel podem apresentar alguns sinais de desgaste. Essa situação é totalmente comum, no entanto, é possível retardar este fenômeno através de um conjunto de medidas de preservação de sua estrutura e que fazem parte do plano específico de manutenção de geradores.
O principal objetivo do plano de manutenção de geradores a diesel é avaliar as condições atuais de operação do equipamento, cujas estratégias aplicadas servirão para certificar a qualidade do serviço prestado mediante as características do gerador e demanda energética solicitada.
No artigo de hoje, entenda a importância de fazer a manutenção de geradores a diesel e saiba como elaborar um cronograma eficiente de prevenção do equipamento.
Plano de manutenção de geradores a diesel: Saiba agora como fazer!
Todo equipamento destinado à servir como suporte energético em qualquer situação deve-se estabelecer uma rotina regular de análise a fim de observar sua estrutura total e modo de funcionamento. No caso dos geradores a diesel, essa preocupação é ainda mais específica.
Por serem projetados especialmente para operarem em espaços onde a energia elétrica é fornecida de maneira ininterrupta, como hospitais e grandes indústrias, esta categoria de gerador possui sistema interno de operação mais complexo. Portanto, estas máquinas demandam atenção redobrada quanto ao modo ideal de conservação e aplicação.
Sendo assim, podemos afirmar que fazer o plano de manutenção preventiva do gerador a diesel vai facilitar bastante este processo de análise, pois serão demonstrados, em detalhes, os principais pontos do gerador que precisam ser investigados durante o período.
Na manutenção do gerador, existem alguns fatores principais a serem levados em consideração e devem estar de acordo com as normas estabelecidas pelo fabricante do gerador. São eles:
- Capacidade e qualidade de geração de energia;
- Estrutura interna (parte mecânica referente ao estado físico dos elementos que compõem o mecanismo interno. Também é observado se há sinais de sujeira e outros resíduos);
- Tempo de resposta no fornecimento de energia quando não houver combustível suficiente;
- Sistema de arrefecimento;
- Painel de comando;
- Sistema elétrico;
- Atual estado de uso e conservação do gerador;
Fazer a manutenção de geradores a diesel contribui ainda para o aumento da confiabilidade do equipamento em atividade, potencializando a qualidade do fornecimento de energia, e na redução de custos com reparação desnecessária. O cronograma de manutenção pode ser dividido em cinco etapas: diária, semanal, mensal, semestral e anual. Vejamos agora o que é feito em cada fase.
Manutenção diária
- Análise dos níveis de combustível e do óleo;
- Checar o sistema de aquecimento e posicionamento correto do refrigerante, bem como se há sinais de desgaste;
- Observar se a tubulação de ar está conectada ao radiador;
- Inspeção geral do gerador para averiguar se existe algum defeito ou corrosão na parte externa e interna que possa prejudicar o funcionamento do gerador.
Manutenção semanal
- Drenagem do tanque e filtro do combustível do gerador para que o diesel e água adicionadas apareçam;
- Leitura da tensão flutuante sobre o carregador da bateria para ajustar seu nível de tensão ideal;
- Limpeza do filtro de ar para retirada de impurezas e detritos.
Manutenção mensal
- Inspeção, limpeza e demais ajustes em todos os sistemas integrantes à estrutura do gerador (sistema de ar, diesel, lubrificação, escape, transferência e sistema elétrico e motor do gerador);
- Extração de amostra do líquido de arrefecimento com o auxílio de um hidrômetro a fim de analisar sua concentração. este passo deve ser seguido como prescrito no manual do fabricante.
- Avaliar a carga da bateria e seu nível de corrosão;
- Verificar a unidade de tensão da correia.
Observação: A cada 250 horas ou seis meses de funcionamento, repete-se todo o procedimento de manutenção mensal, além da execução de outras ações preventivas, como troca de óleo e do filtro lubrificante, inspeção e/ou troca do filtro de ar, troca dos filtros de água combustível e análises dos sistemas de admissão do ar e elétrico do motor e do gerador.
Manutenção semestral
- Substituição dos filtros de combustível e refrigerante, bem como o elemento do filtro de ar, independente dos níveis de resíduos de sujeira;
- Limpeza do cárter de respiro seguindo as orientações estabelecidas no manual do fabricante;
- Observar o estado de conservação da mangueira do radiador.
Manutenção anual
- Aqui, o gerador deve passar por uma limpeza completa em toda a estrutura de refrigeração.
Lembrando que todo e qualquer serviço de manutenção em equipamentos eletrônicos e em geradores de energia deve ser realizado por profissionais devidamente habilitados, como técnico ou engenheiro eletricista, com ações específicas que visam melhorar o bom funcionamento do gerador. A instalação mal feita do gerador pode acarretar em superaquecimento e falhas técnicas que podem prejudicar seu funcionamento.
A manutenção de geradores a diesel é uma maneira eficaz e inteligente de prolongar a capacidade e tempo de vida útil do equipamento. Aqui na DCML, oferecemos aos nossos clientes o Contrato de Manutenção, cujo objetivo é oficializar a política de prevenção voltada exclusivamente a eficiência do gerador, reduzindo desperdícios de energia.
O Contrato de Manutenção pode ser definido entre três pacotes especiais: confiança, Energia e Solução. Independente do plano escolhido, todos eles apresentam vantagens e condições especiais, como 10% de desconto na compra de peças originais para o seu gerador e uma visita técnica mensal. Para saber mais sobre nossos planos de manutenção e condições de contratação, fale agora com um de nossos consultores através deste link.