Por serem equipamentos de alta performance, escolher o modelo adequado de gerador de energia para determinada empresa requer maior atenção e cuidado. Apesar de funções semelhantes, para cada situação e nicho de mercado, há um tipo de gerador específico que vai conseguir cumprir seu objetivo desejado com maior eficiência e qualidade.
O gerador de energia é ferramenta fundamental para qualquer empresa, de grande ou médio porte, que vai ajudar as atividades rotineiras seguirem sem interrupção graças a autonomia energética permitida pelo equipamento.
Continue a leitura e entenda a importância da presença de um gerador de energia para empresa e como eles podem ser aplicados de acordo com o tipo de estabelecimento.
Geradores de energia para empresas x residencial: Existe diferença?
O gerador de energia pode ser utilizado em situações e demandas de energia diversas, por isso, o gerador utilizado em indústrias de grande porte não pode ser o mesmo em uma residência comum. A escolha do gerador ideal vai depender do nicho a qual o estabelecimento está inserido e sua necessidade energética no momento.
Os geradores de energia para empresas podem ficar em atividade por 365 dias e durante 24 horas, variável conforme a necessidade de consumo e objetivo para qual o gerador será aplicado. Os modelos mais utilizados pelas empresas são os movidos a diesel e a gás.
Quanto ao valor de potência adequada, existem geradores de 20 até 4000 kVa, sendo os de maior capacidade indicados para locais que precisam de uma maior quantidade de energia. Sendo assim, estabelecimentos como hospitais, shopping-centers, supermercados, hotéis e resorts, aeroportos, obras de construção civil e atividades de exploração (mineração) precisam de um gerador de energia de alta potência e que opere de forma eficiente em larga escala para manter as atividades constantes. A categoria de gerador de energia mais adequada nestes casos é o gerador a diesel.
O gerador a diesel é um equipamento robusto e de alta rentabilidade, sendo capaz de permanecer em ação contínua mediante avaliação prévia de como ele será empregado. Esse modelo consome menos combustível e tem custo de manutenção relativamente mais barato comparado às outras categorias de geradores.
Outro classe de gerador adotado pelas empresas é o a gasolina. Com potência máxima de 10 kVA, este modelo é indicado, principalmente, para quem deseja investir em uma fonte alternativa de energia como prevenção durante alguma falha na transmissão de energia da companhia da região.
Uma vantagem interessante deste modelo específico é sua mobilidade – geralmente, o gerador a gasolina possui tamanho compacto, o que facilita seu transporte para qualquer lugar, eliminando custos relativos à construção de espaço exclusivo para seu armazenamento.
Quando falamos de gerador de energia elétrica para residências, o modelo movido a gasolina é o mais recomendado. A estrutura e potência deste gerador é apropriada para os casos onde o objetivo é complementar o serviço de transmissão energética de um determinado espaço. Ou seja, em residências, o equipamento irá manter eletrodomésticos e sistema de iluminação e segurança da casa em funcionamento se houver queda repentina de energia da rede local. O gerador de energia para residência deve isolamento acústico e instalado em local arejado.
E se a empresa não dispor de um gerador de energia?
O fornecimento de energia dentro de uma empresa pode ser interrompido de duas formas: desligamento da rede geral para realização de manutenção da parte elétrica ou queda de energia por parte da companhia elétrica da região. Neste cenário, a falta de eletricidade pode trazer inúmeros prejuízos para a empresa, como queda na produtividade estimada e suspensão de toda a produção, resultando em atrasos na conclusão das atividades.
Além disso, a ausência do gerador põe em risco o sistema de iluminação, refrigeração, aquecimento e segurança dos espaços de trabalho após fim do expediente. Ter um gerador de energia na empresa vai evitar tais contratempos, como ainda ajuda na economia de energia em horários de pico de consumo.
Dimensionamento de geradores
Fazer o dimensionamento de geradores nada mais é do que especificar informações sobre carga, tipo de operação e consumo do equipamento ideal de acordo com a soma do índice total de consumo de energia elétrica medido em watts (W) dos aparelhos que serão conectados ao gerador, de forma individual ou simultânea. Essa etapa é fundamental para o bom uso do equipamento pois contribui para a redução do consumo de energia elétrica, além de evitar desperdícios do combustível utilizado pelo gerador.
Investir em um gerador de energia para empresa é cada vez mais possível e viável, basta que o empresário avalie as reais condições do estabelecimento, pois este equipamento vai garantir autonomia energética necessária para que as operações sigam com eficiência independente da qualidade da rede elétrica fornecida. Aqui na DCML, temos em nosso catálogo os geradores de energia Cummins, referência no mercado em soluções de energia. São diversos modelos disponíveis diversos e com potência variada para suprir a estrutura de qualquer empresa. Clique aqui e faça agora mesmo a sua cotação!