Que o mundo corporativo está cada vez mais competitivo, isso não é novidade. É necessário investir em si mesmo e traçar metas de carreira para se destacar e figurar entre os melhores. E para o engenheiro eletricista isso não é diferente.
As empresas tem valorizado cada vez mais funcionários com senso de inovação, espírito de liderança e noções de empreendedorismo para compor seu time que irá contribuir no crescimento dos negócios. Na busca por resultados e bons números, é este funcionário/colaborador a peça fundamental para obter estes avanços.
Seja você um recém-formado ou um profissional já atuante, é importante aprimorar seus conhecimentos e manter-se atualizado com as tendências de mercado para sair na frente da concorrência, obtendo sucesso e realização na carreira.
Se você é um profissional que está em busca de outras oportunidades de carreira, quer se destacar na empresa onde atua, melhorar o seu currículo e desempenho, continue a ler este post, pois vamos te mostrar 7 dicas de como o engenheiro eletricista pode fazer para se destacar no mercado agora mesmo!
7 dicas para o engenheiro eletricista
1. Mantenha-se atualizado
Essa é a principal regra para quem almeja se destacar no mercado de trabalho. Busque acompanhar o que é tendência na sua área de atuação, o que é atualmente exigido pelas empresas, quais ferramentas e outros recursos estão fazendo a diferença no campo da engenharia, por exemplo.
Você pode começar a ler artigos específicos escritos por profissionais da áre. Uma maneira fácil e prática obter este tipo de conteúdo é no LinkedIn. Estabeleça conexões com quem é destaque nos campos de seu interesse e veja o que eles tem a compartilhar.
2. Faça uma autoavaliação
Características como proatividade, criatividade e espírito de liderança são considerados atualmente um diferencial durante um processo seletivo. Se você reconhece algum traço deles em sua personalidade, fortaleça estas competências e saia na frente!
3. Busque conhecimento
Dedique tempo à cursos de extensão que possam dar aquele up no seu currículo. Engenheiro eletricista podem, por exemplos, fazer MBA ou alguma pós-graduação em área relacionadas, servindo como uma reciclagem nos seus conhecimentos, tornando-o atualizado com o mercado. Caso você esteja no início da carreira profissional, existem diversos cursos online que servirão para complementar todo o conhecimento adquirido na graduação.
Além disso, saia da sua zona de conforto e busque aprender algo novo, desenvolva uma nova habilidade, abra sua mente. O mundo está cheio de possibilidades que poderão servir como auxílio na conquista dos seus objetivos.
4. Faça networking
Ninguém chega a lugar algum sozinho. Para quem planeja se destacar no mercado e construir uma carreira sólida e admirável, comece a fazer bons contatos. Participe de eventos, palestras, congressos e reuniões onde você conhecerá profissionais e futuros clientes que poderão de certa forma ajudar a impulsionar sua carreira.
A troca de conhecimentos e experiências nestas situações é riquíssima e que, com certeza, irão contribuir positivamente para sua formação profissional.
5. Trace objetivos
Reflita: O que você mais deseja na sua carreira? Uma boa oportunidade de trabalho em uma grande empresa? Ser um engenheiro eletricista bem sucedido e inspirador? Ser um empreendedor? Com um objetivo pré-definido, torna-se ainda mais fácil alcançá-lo. Para isso, trace metas possíveis e, ao mesmo tempo, desafiadoras. E, acima de tudo, mantenha-se constantemente motivado e determinado para conquistá-las.
6. Tenha boa capacidade de comunicação
Durante uma reunião importante de negócios, possuir uma boa oratória e um amplo vocabulário irá permitir que você consiga construir e defender positivamente os seus argumentos, além de desenvolver uma boa escrita.
Para obter um bom vocabulário, adquira o hábito da leitura. E não tenha preconceitos quanto à gêneros: leia desde artigos específicos de sua área de atuação à livros de ficção. Quanto mais você ler, maior e melhor será o seu repertório de palavras.
7. Aprenda um novo idioma
Em grandes empresas, ser fluente em mais de um idioma será importante em uma reunião de negócios com algum cliente estrangeiro e investidores de outros países, por exemplo. Portanto, invista o quanto antes em um curso de idioma e garanta mais este diferencial no currículo.
O novo profissional do século XXI precisa desenvolver diversas habilidades para manter-se atualizado e conquiste uma posição de destaque no mundo corporativo.
Seguindo todas essas dicas, temos certeza de que seus objetivos profissionais no mercado de engenharia elétrica serão alcançados com excelência! E se você quer saber mais, temos um excelente texto sobre o mercado de engenharia elétrica.