Se você está pensando em adquirir um gerador de energia, é porque sentiu a necessidade de ter autossuficiência energética para seu negócio. E saber os índices de consumo, potência e características do equipamento são imprescindíveis antes de comprar um.
Todas essas informações também são relevantes para que o processo de instalação seja realizado da maneira correta para que o gerador consiga operar em sua máxima capacidade.
Apesar de parecerem complexos à primeira vista, estes equipamentos são fáceis de manusear e de instalar. No entanto, como qualquer ferramenta de alta performance, requerem atenção especial para que tudo seja feito com segurança.
No texto de hoje, vamos tirar todas a suas dúvidas e as recomendações necessárias quanto à instalação do gerador de energia.
Saiba agora como instalar o grupo gerador de energia!
Apesar de existirem diversos modelos de geradores no mercado, as diretrizes para seguir no processo de instalação são semelhantes à todas elas.
Esse conjunto de regras é estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão que propõe padronizar as características técnicas de produção feitas no Brasil.
Dentre as 22 atribuições presentes no item 6 da NBR 14664 relativas ao modo de instalação de um grupo motor gerador (GMG), destacamos:
- Motor à altura livre para que o cárter seja inspecionado facilmente
- O equipamento precisa ficar devidamente alinhado de modo que o GMG esteja bem fixado
- Presença de bandeja para coleta do óleo
- Fazer solda nas partes metálicas do gerador
Hoje em dia, o gerador de energia é facilmente encontrado em empresas de médio e grande porte dos mais diversos nichos.
Mas para quem deseja adquirir um gerador para sua residência, isso também é possível. Apesar de possuírem funções semelhantes, a performance individual de equipamento e forma de instalação são diferentes.
Em residências, exemplo, é recomendado investir em geradores portáteis devido à mobilidade de colocá-lo em outros cômodos da casa. Já os geradores para empresas são mais robustos e com maior capacidade de potência, pois o equipamento precisa estar fixo em um único espaço, fornecendo a energia necessária para todo o espaço da empresa.
E quais elementos precisam ser analisados ao instalar o gerador?
O principal elemento que precisa ser cuidadosamente estudado é o local onde o gerador será instalado.
Mesmo que o gerador seja instalado na parte interna ou externa, é importante observar se toda a área é protegida de umidade, substâncias corrosivas, exposição à luz intensa e se há circulação de ar suficiente para que o equipamento esteja bem refrigerado e conservado.
Além disso, são verificados os níveis de tensão (baixo, médio ou alto) e a distância que o equipamento vai ficar quanto ao quadro de distribuição. Calculado a distância, será possível saber a metragem exata dos cabos e conectores ligados ao gerador.
Nessa fase, é fundamental fazer o dimensionamento do grupo gerador, que vai servir para identificar o modo de consumo (caráter emergencial ou residual), potência e o índice de consumo total de energia elétrica (medido em watts) das máquinas e demais equipamentos conectados ao gerador.
Após acomodar o gerador, é hora de verificar se o equipamento está funcionando corretamente.
Os passos para tal procedimento são os seguintes:
- Observar se existem pessoas trabalhando ou manuseando algum equipamento que esteja conectado ao gerador;
- Medir o nível de óleo lubrificante do motor e água do radiador. Se estiverem baixos, complete-os
- Colocar a chave do regulador de tensão no modo DESLIGA;
- Colocar a chave geral de tensão (quadro de comando) no modo DESLIGA;
- Acione o motor e deixe-o ligado sem carga durante alguns minutos;
- Veja se os valores das correntes e frequência estão de acordo com os valores especificados;
- Deixe o gerador agindo por mais 3 minutos e, depois, adicionar a carga exigida;
- Observe se o disjuntor está desligado;
- Em seguida, o motor deve funcionar por alguns minutos sem nenhum tipo de carga para que os sistemas de arrefecimento e lubrificação se estabilizem;
- Desligue o motor totalmente
Os cuidados com o gerador de energia não terminam após sua instalação! A manutenção regular do equipamento potencializa e prolonga as operações, além de prevenir maiores ameaças externas que possam comprometer sua performance.
E falando nisso, todo o processo de análise, instalação e manutenção do gerador é de responsabilidade do engenheiro eletricista, profissional especializado em criar estratégias para geração, transmissão e distribuição de energia.
Portanto, não exite em contratar um bom engenheiro eletricista, ou de adquirir um contrato de manutenção para te ajudar a manter seu sistema de geração de energia em pleno funcionamento.
Agora que você já aprendeu como funciona a instalação do gerador de energia, é só escolher o tipo de equipamento correto para sua necessidade. Aqui na DCML, temos diversos conteúdos ricos sobre todo o universo da engenharia elétrica, em especial, os grupos geradores de energia.
E para te ajudar ainda mais, preparamos um guia completo sobre este tema. Clique aqui e baixe agora nosso ebook sobre como escolher o modelo ideal de gerador de energia para seu negócio!