Gerador de energia: atenção com o prazo de validade do diesel

gerador de energia a diesel

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O gerador de energia é uma excelente saída para dias de apagão, racionamento ou corte de energia. Contudo, o consumidor deve ficar atento a alguns detalhes que podem comprometer o funcionamento desse equipamento.

Dentre eles está o prazo de validade do diesel. Você sabia que utilizar diesel armazenado por muito tempo pode trazer sérios problemas no motor do seu gerador?

Neste post, vamos entender melhor a importância de fazer o uso correto do diesel e quais medidas devem ser levadas durante o processo.

Como funciona um gerador de energia?

 Em primeiro lugar, é preciso entender primeiro como funciona um gerador de energia. Na prática, a principal função desse equipamento é converter energia mecânica em energia elétrica, baseado em um fenômeno químico conhecido como indução eletromagnética. Ou seja, se uma bobina girar em um campo magnético, ambos os lados da bobina se moverão em direções diferentes. Com isso, suas voltagens serão induzidas para serem acrescidas para cada lado, gerando assim energia.

Diferenças entre gerador de energia a diesel e gasolina

A maioria dos motores dos geradores é movida a diesel ou gasolina. Os geradores a gasolina geralmente são máquinas de pequeno porte. Eles são usados esporadicamente em residências e comércios menores.

Ao contrário dos geradores a diesel, os geradores movidos a gasolina são mais silenciosos. Além disso, o custo de manutenção é menor em comparação ao gerador a diesel. No entanto, ele não é recomendado para lugares em que o equipamento precisa funcionar constantemente.

Por outro lado, os geradores movidos a diesel são mais residentes. Eles são recomendados para lugares de grande porte, que precisam de energia continuamente, como hospitais, supermercados, padarias, etc.

Embora sejam mais barulhentos que o gerador a gasolina, eles geram mais economia na reposição do combustível e nas manutenções. Por conseguinte, tem uma durabilidade maior.

Por que devemos checar o diesel do gerador?

Já destacamos aqui em outro post sobre a importância da manutenção em geradores. Sob esse ponto de vista, essa máxima também deve ser levada em relação ao diesel usado em seu gerador. Quando armazenado por um período superior a 30 dias, o diesel começar a sofrer danos. Ao se deteriorar, ele passa a atacar os componentes metálicos do sistema de injeção de combustível, comprometendo assim a bomba injetora. Tal fato acarreta no entupimento dos bicos, na perda de potência no motor, falhas na partida, entre outros transtornos.

Por que isso ocorre?

Segundo estudos, um dos principais responsáveis por todo esse transtorno é a atual composição do óleo diesel nacional. Um decreto regulamentado pelo Ministério de Minas e Energia em 2015 autorizou o aumento dos percentuais de adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final.

Essa mistura dá o diesel uma maior capacidade de absorção de água do ar e também um aumento na formação de microrganismos. Esses microrganismos ajudam a reduzir o conteúdo de enxofre, naturalmente presente no diesel.

O enxofre permitia ao diesel uma maior vida útil dentro do tanque, pois possuía maior poder biocida, controlando, dessa forma, o crescimento de microrganismos. Paralelo a isso, ele conferia maior lubricidade ao diesel.

Em síntese, com a redução do enxofre e a adição biodiesel, o tempo de vida útil do óleo diesel estocado dentro do tanque caiu de forma satisfatória.

Manutenção ajuda a prevenir

Para evitar gargalos e não ficar na mão quando precisar do gerador, uma boa medida para controlar a degradação do combustível, entupimentos e danos aos componentes de injeção do motor é fazer a manutenção preventiva.

Dessa forma, além de deixar o motor de seu equipamento em dia, técnicos especializados irão orientá-lo o que fazer. A DCML mantém profissionais devidamente treinados pela fábrica que garantem a qualidade dos serviços aplicados em geradores.

Por conseguinte, existem hoje no mercado produtos que ajudam a evitar os problemas associados ao envelhecimento do combustível. Outra prática interessante é a adoção do contrato de manutenção.

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