Gerador de energia para hospitais e clínicas: o que você precisa saber?

gerador para hospitais

Compartilhe esse post

Um apagão de energia repentino já causa um grande incômodo em nossas atividades cotidianas, imagina então quando tal situação ocorre em hospitais e clínicas? Essa falha energética põe em risco a vida de muitas pessoas, principalmente aqueles pacientes que estão internados e precisam de monitoração constante e cuidados especiais.

Mas como em qualquer estabelecimento que necessita de eletricidade para manter-se em pleno funcionamento, o uso de grupo gerador de energia é bastante requisitado, pois é a forma mais prática e fácil de manter toda estrutura do espaço em constante funcionamento, além de dar a segurança necessária para os pacientes e funcionários do hospital.

Hoje, vamos falar sobre a utilização do gerador de energia para hospitais e clínicas, em quais situações ele é ativado e qual o modelo ideal para estes locais.

Veja agora a importância de adquirir um gerador de energia para hospitais e clínicas!

A rotina de hospitais e clínicas é bastante agitada e atípica. São dezenas – e às vezes centenas – de atendimentos realizados durante o dia, desde consultas periódicas, exames, além de cirurgias de todos os tipos.

E como em qualquer estabelecimento com grande circulação de pessoas e diversas atividades acontecendo ao mesmo tempo, o índice de consumo de energia elétrica em hospitais e clínicas é alto e deve ser cuidadosamente pensado para conseguir manter toda a sua estrutura em constante funcionamento, minimizando o risco de falhas que possam prejudicar os atendimentos e a vida dos pacientes.

Neste cenário, podemos concluir que a eletricidade é, literalmente, vital para hospitais e clínicas. Por isso, em 1977, o Ministério da Saúde declarou presença obrigatória de fonte emergencial de energia para hospitais e clínicas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou um Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar, cujo objetivo é de auxiliar os hospitais a criar um plano de emergência durante queda parcial ou total de energia elétrica.

Esse plano estabelece as principais diretrizes para fornecimento das estruturas que devem ser reativadas, internas e externas, mediadas e ações específicas na ausência total ou parcial de energia elétrica, além de treinamento específico para os funcionários do hospital de como proceder nestes casos.

Tanto a Anvisa quanto o Ministério da Saúde estabelecem que os hospitais e clínicas tenham seu sistema de segurança energética confiável e pronto para ser ativado ao qualquer sinal de emergência.

Neste cenário, o sistema mais utilizado para suprir o fornecimento de energia são os grupos geradores de energia.

A ausência temporária de energia elétrica mais comum é quando a companhia energética local interrompe seu serviço para fazer manutenção regular em sua estrutura.

Em outra realidade, esta interrupção poderia facilmente prejudicar todas as atividades corriqueiras dos hospitais e clínicas, sobretudo durante cirurgias complexas ou em pronto-socorros.

Felizmente, o grupo gerador de energia é programado para ser ativado automaticamente nestes casos dando o suporte necessário a infraestrutura do hospital ou clínica, reduzindo qualquer risco à vida dos pacientes presentes.

E qual gerador de energia é o ideal para hospitais e clínicas?

Para hospitais e clínicas, o grupo gerador de energia adequado vai depender da demanda necessária do espaço, cuja avaliação pode ser obtida através da etapa do dimensionamento.

Além dos aparelhos responsáveis por manter os sinais vitais dos pacientes, como monitor cardíaco, respiradores e painéis vistos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o gerador de energia deve suprir ainda o sistema de refrigeração que mantém os insumos básicos e remédios conservados, os elevadores, lâmpadas e computadores dos consultórios, além de toda a iluminação e climatização do espaço.

O gerador de energia a diesel é o mais indicado para hospitais e clínicas pois possui características favoráveis para operações complexas e em locais cuja demanda de energia é bastante alta. Vejamos abaixo quais são as principais características do gerador a diesel:

Grupos geradores a diesel:

  • custo de manutenção mais barato devido ao valor do combustível;
  • são mais econômicos;
  • possuem alta rentabilidade e podem operar por longos períodos;
  • indicados para locais que necessitam de fornecimento de energia elétrica ininterrupto.

A Cummins, líder mundial no segmento de soluções de energia elétrica, possui em sua linha de produtos geradores a diesel com especificações ideais para operarem em hospitais e clínicas, assegurando a total estrutura destes espaços.

Os Geradores Cummins possuem o conceito The Power of One, que consiste em reduzir o tempo de instalação dos aparelhos mais compactos, além da tecnologia Power Primer, que reduz em até 30% do consumo de energia elétrica.

Se você está a procura de um poderoso gerador de energia para seu hospital ou clínica, que tal investir em um Gerador Cummins? Fale conosco para saber mais!

Mais para explorar