Ter a própria fonte alternativa de eletricidade é algo constantemente recomendado para quem possui algum negócio próprio e deseja evitar maiores estresses em meio a uma queda abrupta de energia elétrica em pleno horário de trabalho.
Para escolher o gerador de energia ideal, são diversas questões que devem ser levadas em consideração, mas uma fundamental é saber quanto tempo dura um gerador de energia em funcionamento.
Afinal, existem diversos modelos de grupo gerador de energia, e com certeza vai existir aquele mais indicado para ser utilizado nas mais diversas ocasiões.
O primeiro passo é entender as necessidades e procurar um especialista capacitado para indicar o melhor equipamento de acordo com o uso, e a demanda de alimentação.
Lembrando ainda que é importante estimar o período de abastecimento do tanque de combustível e manutenção preventiva.
Hoje, vamos entender com mais detalhes por quanto tempo dura um gerador de energia elétrica, o que influencia no cálculo e na escolha do equipamento para seu estabelecimento. Confira!
Como funciona um gerador de energia movido a diesel?
De forma geral, o papel do gerador é fornecer eletricidade durante queda de energia ou falha na transmissão da rede local.
Quando ativado, é este equipamento que vai garantir que todas e qualquer estrutura ou estabelecimento que dependem integralmente de energia elétrica para funcionar continuem a operar normalmente, seja comércio, indústrias, hospitais e aeroportos, escolas, fazendas, usinas, supermercados, postos de gasolinas, entre outros.
Sendo assim, podemos afirmar que o grupo gerador é bastante versátil, e para escolher o modelo mais apropriado, basta observar seus níveis de potência e tensão – quanto maior a potência, maior o tamanho do gerador.
Para produzir eletricidade, na estrutura do grupo gerador movido a diesel acontece o fenômeno da indução eletromagnética que vai ativar o motor do equipamento.
Em seguida, o dínamo, componente do gerador, começa a girar de acordo com a intensidade do campo magnético.
Esse processo estimula a tensão elétrica dos terminais conectados a carga e, consequentemente, a circulação de correntes elétricas.
E como saber quanto tempo dura um gerador de energia elétrica em funcionamento?
Para entender na prática quanto tempo dura um gerador de energia em horas de fornecimento, é preciso estimar com base na capacidade total do tanque de combustível e nível de potência.
Para isso, basta lembrar que:
Cada valor de potência consome uma determinada quantidade de combustível por hora de trabalho.
Esse nível de potência é o que também irá facilitar para o consumidor se aquele modelo pretendido vai suprir a necessidade energética com eficiência.
Em um exemplo mais prático, vamos considerar um gerador de energia movido a diesel com valor de potência igual a 25 kVA e com tanque com capacidade para 50 litros de combustível, ao ser ativado na sua carga máxima, o equipamento irá gastar, em média, seis litros de diesel por hora.
Ou seja, este modelo de gerador vai conseguir operar normalmente por até oito horas seguidas sem precisar reabastecer, é basicamente esse o cálculo para saber quanto tempo dura um gerador de energia em horas de fornecimento.
Vejamos mais um exemplo:
Vamos pegar a título de exemplo o gerador Cummins C350D6 de 450 kVA de potência, que é um gerador de médio porte que tem um tanque de combustível de 500 litros e consome 96 litros por hora em capacidade máxima.
Com essas informações concluímos que o gerador consegue fornecer energia por pouco mais de cinco horas operando em sua capacidade máxima.
Baseada nestas informações, podemos afirmar que quanto maior a potência, maior será a quantidade de combustível consumido.
E para saber o nível de potência está de acordo com a demanda energética em questão, é só analisar as reais necessidades do espaço. Algumas perguntas que podem ser feitas neste momento são:
- Características do local de instalação;
- Regime de operação;
- Tipo de carga (aqui, é interessante que se pense para qual será a finalidade do uso do gerador de energia);
- Calcular a potência individual dos equipamentos consumidores.
Além de, é claro, calcular corretamente a potência necessária do gerador. A fórmula para efetuar é W (potência) = Volts (tensão) x Corrente (ampere).
Também é fundamental elaborar o dimensionamento do grupo gerador para identificar se o dispositivo será, de fato, bem aplicado e vai conseguir transmitir a quantidade de energia que mais precisa.
E se você está pensando em adquirir um gerador de energia a diesel eficiente, os geradores Cummins são a melhor opção para seu negócio.
Com 90 anos de história, a empresa é referência mundial no setor energético, e é especializada na construção de motores e geradores a diesel personalizados de acordo com a necessidade de seus clientes.
Entenda muito mais sobre a história da Cummins, as principais características de seus equipamentos e o porquê de tanto sucesso no mercado de geração de energia lendo este artigo especial sobre os geradores Cummins!