O repotenciamento de motores é um recurso eficiente que pode trazer muitas vantagens para seu veículo ou equipamento.
É preciso analisar as condições para aplicar alguma das técnicas corretamente e tirar proveito da potência a partir da reprogramação do sistema.
Quem quer mais desempenho, seja em um veículo, um barco, um gerador ou outro equipamento, pode analisar a possibilidade de repotenciamento.
Nesse artigo vamos trazer informações a respeito do que é a técnica e as suas principais vantagens para que você possa entender mais e avaliar o repotenciamento do seu motor.
Continue a leitura e aproveite o conteúdo!
O que é repotenciamento de motores
Começamos dizendo o que não é. Repotenciamento de motores não é recondicionamento e nem retífica.
Uma das técnicas consiste em mudar os parâmetros de fábrica, com o objetivo de aperfeiçoar os mapas de injeção e o ponto de ignição, incrementando a configuração do software padrão, para ganhar potência e torque.
Sabia que os motores podem sair da montadora com até 45% a menos de sua capacidade total?
Existem alguns motivos para o fabricante fazer isso, como por exemplo:
- Precaução quanto ao uso inadequado do motor ainda no período de garantia;
- Redução dos impostos, que são calculados sobre a potência, para aumentar a competitividade comercial do produto.
Então, um motor que sai da fábrica pode ser reconfigurado para alcançar sua potência máxima. É como extrair do motor o melhor que ele pode dar.
Quais as vantagens do repotenciamento
Como dissemos, o repotenciamento visa melhorar a performance e a economia do motor, além de reduzir a emissão de poluentes. Na prática, isso significa:
- Mais torque;
- Direção mais suave;
- Arranque mais rápido;
- Redução de consumo;
- Mais força nos aclives;
- Maior alívio para o motor;
- Marchas mais sustentáveis;
- Ultrapassagens mais seguras;
- Maior conforto nas manobras;
- Menor desgaste para as peças;
- Mais valorização para o veículo;
- Redução dos impactos ambientais;
- Maior prazer em dirigir o possante etc.
O retrofit dos ônibus londrinos
Outro modo de fazer o repotenciamento de um veículo ou da frota inteira, também chamada de retrofit, é a substituição de um motor de modelo antigo por outro mais moderno e da mesma marca.
Em Londres, na Inglaterra, um projeto de repotenciamento conduzido pela Cummins mantém os antigos e tradicionais ônibus vermelhos de dois andares em circulação, prolongando sua vida útil em cerca de oito anos.
O projeto consiste em atualizar o motor Euro IV, da frota mais antiga, ao migrar para a tecnologia Euro VI, que reduz as emissões de partículas em até 90%, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.
Um sistema stop/start também permite a paragem automática do motor durante o embarque e desembarque, reduzindo o consumo de combustível dos clássicos ônibus londrinos em até 8%, em 16 horas de funcionamento.
Assim, o repotenciamento da Cummins para os ônibus londrinos coloca a frota em conformidade para trafegar na Ultra Less Emission Zone (ULEZ), a Zona de Ultra Baixa Emissão que vigora no hipercentro de Londres.
O repotenciamento com troca de marca
Uma boa opção para repotenciamento é a troca de um motor de marca comum por um motor Cummins, uma marca sólida e consagrada no mercado, e assim obter mais eficiência.
A DCML, representante brasileira dos motores Cummins, também usa o termo inglês repower para se referir a esse processo.
Aqui, não se trata de alterar a configuração padrão do motor original, como mencionamos no início do artigo e sim da troca por uma marca mais confiável.
Os profissionais especializados da DCML estão qualificados para executar o trabalho com precisão.
Então, agora que leu nosso artigo, você sabe que é possível ter um veículo ou equipamento mais eficiente, por meio do repotenciamento.
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